top of page

O que é Medicina Integrativa?

Atualizado: 23 de abr. de 2024

logototipo dr. rodrigo tomaz medicina integrativa

Observe se a situação abaixo não lhe soa familiar:


- "Bom dia, Dr."

- "Bom dia! o que te traz aqui?"

- "É que ando com uma dor de cabeça quase todo dia... já tomei vários remédios, e não passa! Daí resolvi procurar um..."


Foi interrompido antes de concluir a frase. O médico pergunta:


- "E que remédio você tomou?"

- "Ah... dipirona".

- "Tá explicado. É fraco esse remédio. Toma esse aqui".


Rabisca no papel o nome de um remédio diferente do famigerado dipirona. Coloca ali, na receita, o modo como deve ser utilizado o remédio. Carimba, termina um consulta com um "Melhoras".


Não pergunta mais nada. Não diz mais nada. Não explica que remédio é aquele, ou como ele deve ser tomado.


O paciente se levanta da cadeira, depois de 2 minutos sentado ali, tentando se contentar com o "melhoras", e segue com a esperança de que aquele comprimido novo resolverá o problema que tem lhe incomodado a dias, e que não passou com aquele outro remédio.


O médico esbraveja pelo "próximo", afinal, a fila de espera está enorme.


Não deu tempo de saber que aquela dor de cabeça era resultado de noites de sono mal dormidas, cuja origem estava na rotina extenuante de trabalho, que costumeiramente o impediam de hidratar-se corretamente. Às vezes, mal dava tempo pra se alimentar durante o dia, e não era incomum ter que levar para casa as tarefas que não tinha conseguido concluir durante o expediente. Essa cobrança o incomodava, afinal, já tinha levado um ultimato do chefe. Dormia mal por que trabalhava muito, dormia mal por que não parava de pensar que tinha que manter aquele emprego. Acordava com aquela dorzinha de cabeça chata, que agora talvez finalmente tenha solução, afinal, estava usando um comprimido "fraco".

menino jovem com a mão na testa por causa de dor de cabeça

O fato dessa situação não nos soar estranho tem relação com o próprio modelo biomédico vigente: os seres humanos são, muitas vezes, vistos como um conjunto de "peças" (órgãos e sistemas), onde às vezes acontecem "defeitos" (sintomas e/ou doenças). E para cada "peça", há um especialista. E, infelizmente, muitas vezes não há preocupação desse especialista sobre as possíveis interferências que outras peças estão causando no problema que ele está cuidando.


E é em substituição desse modelo mecanicista e compartimentalizado da saúde que surge a MEDICINA INTEGRATIVA.



Medicina Integrativa: O que significa?


Integrar significa "unir", "complementar". E nesse sentido, a palavra integrativa assume diversas conotações possíveis, ao considerar que a saúde e o bem estar do ser humano depende de uma integração de si consigo próprio (considerando as conexões entre corpo-mente-espírito), bem como sua integração com sua história de vida, crenças, relações sociais (com a família, amigos e sociedade), hábitos de vida (como padrões alimentares, de sono, de atividade física, etc.) e com a natureza que o rodeia.


Todos esses aspectos são relevantes e abordados durante o atendimento médico em uma consulta em Medicina Integrativa.

uma mesa contendo chás e velas e uma pessoa meditando

Tendo em vista que todos esses fatores individuais têm relação direta a processos de doença, bem como são determinantes para se atingir uma saúde equilibrada, ou na melhoria da vida daqueles que não apresentem nenhuma doença, o médico integrativo considera o "paciente" como um verdadeiro parceiro no processo de acompanhamento, afinal, é ele quem detêm o maior conhecimento sobre a sua própria vida e saúde, de forma que as decisões sobre as terapias preconizadas acontecem de forma compartilhada, após pactuação e consenso entre ambas as partes.



Como é o tratamento na Medicina Integrativa?


Em consideração aos tipos de terapias e tratamentos a serem utilizados, a medicina integrativa prioriza, sempre que possível, a utilização de técnicas e ferramentas mais naturais, menos invasivas e mais acessíveis possíveis, buscando estimular nos indivíduos a sua capacidade inata de cura, existente em todos nós.


Em conclusão, pode-se afirmar que a Medicina Integrativa tem como objetivo principal a promoção de uma Saúde Equilibrada, para que todos possam viver uma vida longa, plena e feliz!


menina jovem expressando felicidade e liberdade por ser saudável

Veja por si próprio os benefícios que essa prática pode trazer para a sua vida!

Entre em contato, e agende uma consulta!


Saúde e Paz à todxs!


Dr. Rodrigo Tomaz

CRM/SP 185006



Comments


Rua, Av. Orosimbo Maia, 360 - 6º Andar - Cambuí, Campinas - SP, 13024-045

​Consultas presenciais e online; agendamento conforme disponibilidade; consulte as políticas para reagendamento ou reembolso 

Tomaz Serviços Médicos  CNPJ 29687770/0001-36 

© 2025.Todos os direitos reservados

bottom of page