Quanto Custa uma consulta da Medicina Integrativa?
- Dr. Rodrigo Tomaz
- 13 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Atualizado: 18 de jun. de 2024
Esse é um tema bastante controverso.
Sei que, ao tratar de assuntos relacionados às "finanças", é comum que surja um certo incômodo nas pessoas, mesmo que a dúvida de "Quanto custa a sua consulta?" seja uma pergunta que recebo com frequência.

Nesse sentido, convido ao leitor a utilizar outro termo para fazer a mesma pergunta. Quero que você para um pouco, e se reflita:
"Qual é o VALOR da consulta em Medicina Integrativa?"

Diferença entre Custo e Valor
Esse convite vem no sentido de que pode-se afirmar que há uma grande distinção entre custo e valor.
Custo
Custo se refere ao investimento financeiro que você faz em troca de um serviço ou produto. E a sensação de "caro" ou "barato" é altamente influenciada pela sua avaliação do quão necessário (ou desejável) é, para você, a obtenção daquele produto/serviço naquele momento.
Valor
Valor, por outro lado, não necessáriamente é sinônimo de investimento financeiro. É algo substancialmente mais profundo em sua essência e, de certo modo, até mais difícil de ser definido.
Isso vem do fato de que VALOR nem sempre é algo que possa ser mensurável e, principalmente, por ser algo de avaliação pessoal e, assim, variável. Algo que tem valor para mim, talvez não tenha para você, e vice-versa.
Muitas coisas podem não ter nenhum custo financeiro, ou serem "baratas", e mesmo assim terem um valor inestimável. Assim como um produto pode ter um alto custo financeiro, e não necessariamente serem valiosos, uma vez que nos encontramos num período permeado pela "obsolescência programada". Em outras palavras, não é raro que um produto adquirido já seja lançado para que tenha validade de uso curto, se tornando rapidamente obsoleto, em prol de um produto similar com novas características.

Pode-se afirmar, então, que embora os conceitos de custo e valor possam ser aplicados à aspectos financeiros, podem ser bem diferentes em sua essência, cuja relevância (e importância) depende da avaliação de cada indivíduo.
E por que toda essa introdução sobre essas diferenças entre estes dois termos?
Por que acredito que falar apenas sobre o investimento da consulta, sem citar o valor agregado, não responderia completamente a pergunta motivadora desse texto.
Investimento em Saúde
Ao abordar esse assunto, acredito que seja válida a substituição da palavra "custo" pelo termo "investimento". A proposta de substituição tem duas razões:
"Custo", para algumas pessoas, pode remeter a um significado negativo, podendo ser associado ao ato de "gastar" o tão suado dinheiro ganho.
Estamos falando sobre algo fundamental à nossa existência: SAÚDE e BEM ESTAR. Dentro desse contexto, destinar parte da nossa remuneração para nosso próprio cuidado, não deve ser encarado como um "gasto", e sim como um "INVESTIMENTO".
Investimento pode ser definido como aplicação de uma quantidade monetária com o objetivo de ter ganhos muito mais significativos do que a quantia inicialmente aplicada.
E quer ganho maior do que a melhoria de sua própria saúde?

Quando comparado ao investimento necessário para o cuidado em saúde atualmente praticados por planos de saúde e consultas particulares, posso afirmar que nosso atendimento em Medicina Integrativa é bem mais atraente nesse sentido, por diversas razões. Vamos à elas:
O tempo de atendimento, em geral, é bem maior do que os usualmente realizado por outras especialidades. Isso ocorre devido a necessidade de amplo diálogo sobre todos os aspectos de vida do paciente, fundamentais para a realização do cuidado a ser realizado;
O atendimento visa atender ao indivíduo em todas as suas necessidades de saúde, e não focar apenas em doenças e sintomas;
A partir dessa visão ampla para o paciente, podem ser reduzidos custos com outros profissionais de saúde, o que normalmente ocorre no modelo tradicional de saúde;
A Medicina Integrativa utiliza ferramentas e terapêuticas menos invasivas e mais naturais, minimizando a utilização de exames complementares e uso de medicamentos tradicionais, que muitas vezes apresentam alto valor monetário;
Um dos objetivos almejados por nossa abordagem é o da prevenção de doenças e promoção de saúde, evitando possíveis investimentos futuros para o tratamento de condições que possam surgir;
Ao abordar a saúde do paciente como um todo e estabelecer planos de terapêuticos para uma condição inicial que possa ter motivado a consulta, não é raro que o paciente sinta melhora em diversos outros aspectos. Dito de outro modo: o paciente procura o médico integrativo para tratar uma condição específica, e acaba tratando várias;
Um dos pilares do acompanhamento clínico é a parceria entre médico e paciente, de forma a promover a educação em saúde e o autocuidado. Dessa forma, o paciente é orientado a ser o condutor principal de seu tratamento, o que o torna capaz de iniciar o seu próprio cuidado, por si só, de outras condições que possam surgir.

Agora que você já conhece todos os benefícios que o atendimento em Medicina Integrativa pode lhe proporcionar, já é capaz de responder a próxima pergunta:
QUAL É O VALOR, PARA VOCÊ,
DE UMA VIDA SAUDÁVEL
E REPLETA DE
BEM ESTAR?
Mas, respondendo objetivamente à pergunta inicial:
Consultas na modalidade on-line e/ou presencial a partir de R$ 350,00!
Incluso neste valor:
Atendimento com duração entre 90 a 120 minutos, onde você será avaliado como um todo;
Educação em saúde e orientações voltadas para o auto cuidado, prevenção de agravos e minimização de sintomas, para que você consiga ter autonomia e maior controle sobre a sua saúde;
Canal de comunicação direto com o médico, com acompanhamento semanal incluso;.
Em caso de interesse, envie uma mensagem para (19) 99976-0105.
Será um prazer lhe atender!
Saúde e Paz à Todxs!
Dr. Rodrigo Tomaz
CRM/SP 18500
Comentários