Relações entre o Corpo e a Mente: VERDADE ou MITO?
- Dr. Rodrigo Tomaz
- 21 de ago. de 2022
- 4 min de leitura
Essa é uma pergunta muito comum, e apesar das inúmeras evidências científicas e exemplos cotidianos provando a interconexão entre diversos órgãos corporais com a nossa mente (e vice-versa), infelizmente, muitos médicos aindam não acreditam (e alguns até menosprezam) e não consideram esse fato na hora de realizar o cuidado de uma pessoa.
Mas sim, trata-se de uma grande VERDADE: as suas emoções são refletidas no seu corpo, alterando o funcionamento dos órgãos, e o seu corpo pode determinar a natureza das suas emoções.

Diversos estudos sólidos comprovam a existência de um elaborado circuito de conexões entre cérebro - sistema nervoso periférico - sistema endócrino - sistema imunológico - sistema cardiovascular - sistema gastrintestinal, de forma que tanto o equilíbrio como as alterações em qualquer um desses sistemas, pode repercutir em qualquer ponto desta interconexão.
Para demonstração, abordarei alguns exemplos:
Padrões de ritmos (frequência, batimentos) do coração se comunicam com estados emocionais do momento (e vice versa).
Já reparou que, diante de uma situação de medo, o seu coração acelera? Pois então. De modo similar, emoções positivas afetam beneficamente o padrão do ritmo cardíaco.
Essas interconexões são baseadas na ligação entre o coração e o córtex pré frontal e amígdala cerebrais.

Atualmente, sabe-se que o sistema gastrintestinal possui ao redor de 500 milhões de neurônios, além de ser residência de aproximadamente 100 trilhões de bactérias simbióticas. Considerando que esse número é muito maior do que a quantidade de suas próprias células corporais, não seria de se estranhar a fundamental importância que essa microbiota possui para garantir o funcionamento adequado de todo o nosso organismo, não é verdade?
O chamado eixo "cérebro-intestino" é um sistema complexo de conexões entre sistema gastrintestinal, o nervo vago, sistemas imunológicos, endocrinológicos e a própria microbiota, que em conjunto, atuam sobre o equilíbrio corporal.

Já é bem descrito que as desregulações e anormalidades presentes no eixo intestino-cerebro contribuem para o surgimento de diversos distúrbios neurológicos, psiquiátricos, inflamatórios e alérgicos, por exemplo. Isso se deve particularmente devido ao papel da microbiota intestinal, uma vez que esse conjunto de bactérias presentes no organismo são as responsáveis pela absorção (ou não) correta de nutrientes necessários ao organismo.
Estudos relacionando a microbiota intestinal como ponto chave para a saúde humana têm crescido em larga escala em campo científico, de forma que esse assunto merece um tópico específico e detalhado de abordagem, que será discutido em breve por aqui.

Diversos outros exemplos são possíveis para demonstrar as relações que permeiam o sistema corpo-mente, tais como: a influência do sono sobre a obesidade (e dos sentimentos sobre o sono); a exacerbação de doenças de pele (alérgicas, auto-imunes, etc.) diante de situações de estresse; o papel da raiva como agravante do risco de infartos, e por aí vai.
E tenho total certeza de que, se você pensar a respeito, também será capaz de enumerar diversos exemplos em que foi possível notar a existência destas conexões corporais.
E qual a importância de falarmos a respeito da relação corpo-mente?
Além das razões já explicitadas acima, afirma-se que só através do reconhecimento da existência dessas interconexões, se torna possível um pilar fundamental para as ferramentas terapêuticas da Medicina Integrativa: o pilar do AUTO-CONHECIMENTO.

Não é a toa que o termo "conhece-te a ti mesmo", é um aforismo grego que tem sido propragado (literalmente) há séculos.
Conhecer-se é fundamental. Esse conhecimento sobre si é o que te possibilita a notar aquilo que te faz bem, aquilo que te faz mal, e como esses paralelos se refletem no seu organismo e na sua saúde.
Talvez você note que sua irritação (por exemplo), é por que você está lidando com alguma dor física há muito tempo. Talvez perceba que, quando está se sentindo bem e feliz, não fica doente com tanta frequência. Como já disse por aqui em outros textos, o auto conhecimento é o que torna possível o auto cuidado. E não ná ninguém que conhece melhor a sua mente, o seu corpo, as influências de um sobre o outro, e como isso se reflete na sua saúde como um todo, do que você mesmo.
O auto conhecimento é um processo contínuo, e pode ser mediado através de técnicas e processos que fazem parte do rol de atuação do médico integrativo durante o acompanhamento clínico. Diante das diferentes individualidades existentes em cada pessoa a ser cuidada, é necessário que haja, antes de tudo, respeito a unicidade de cada indivíduo por parte do profissional de saúde, bem como conhecimento das múltiplas possibilidades de abordagens, para que, através delas, o médico atue como um mediador nesse belo processo de desenvolvimento pessoal.

Agora que você sabe um pouco mais sobre a importância do equilíbrio corpo-mente, e de que como o processo de autoconhecimento e autocuidado são fundamentais para você manter a sua saúde e a sua vida de maneira equilibrada, que tal irmos juntos nessa caminhada?
Entre em contato por AQUI, ou me envie uma mensagem via Whatsapp! Vamos conversar! Será um prazer lhe ajudar!
Saúde e Paz à Todxs!
Dr. Rodrigo Tomaz
Medicina Integrativa
CRM/SP 185.006
Комментарии